Jesus Revelado no Livro de Êxodo

Por

Jesus Revelado no Livro de Êxodo – O segundo livro da Bíblia traz a história de um povo que está em cativeiro desesperador na terra do Egito, sem nenhuma condição de se libertar.

Mas Deus diz:

” Tenho visto a aflição do meu povo, tenho ouvido o seu clamor, conheço as suas dores e desci para os livrar das mãos dos egípcios e para os conduzir a uma boa terra ” (Êx 3: 7,8).

Deus revela a si mesmo como o Libertador e Líder de Seu povo, um Deus próximo habitando entre eles, preocupado com os assuntos de sua vida diária.

Jesus Revelado no Livro de Êxodo:

A Revelação de Jesus Revelado no Livro de Êxodo começa com a gloriosa aparição do “Anjo de Jeová” em uma sarça que queimava em fogo, mas não se consumia.

Deus aqui está se mostrando em uma forma tangível e visível (1 Jo 1:1).

Começamos a perceber Jesus Revelado no Livro de Êxodo quando Moisés pergunta seu nome, Ele diz:

– “EU SOU O QUE SOU; dize aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14).

Onde encontramos esse nome novamente? Jesus disse:

  • Eu Sou o Pão da Vida;
  • Eu Sou a Luz do Mundo;
  • Eu Sou a porta;
  • Eu Sou o Bom Pastor;
  • Eu Sou a Ressurreição e a Vida;
  • Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida;
  • Eu Sou a videira verdadeira.

Novamente, em resposta às palavras: ”Quando o Messias vier, aquele é Cristo… ”, Jesus responde: ” Eu Sou Ele.”

E uma vez que Jesus aplica esse nome a Si mesmo em toda a sua majestade dizendo:

Em ​​verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, EU SOU.

Foi então que os judeus ”pegaram em pedras para lançar sobre Ele.”

Por quê?

A resposta vem na acusação dos judeus a Pilatos: ”Temos uma lei e, por nossa lei, Ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus.” [Todas as declarações acima são encontradas no Evangelho de João.]

Ora! É o livro de Êxodo que nos traz as instruções sobre o “Cordeiro Pascal”, e é a própria Bíblia quem decifra essa linguagem tipada apontando para Jesus (1 Co 5:7,8) – Portanto, através da Páscoa, Jesus Revelado no Livro de Êxodo está.

Jesus Revelado no Livro de Êxodo

Veja a Comparação de Jesus Revelado no Livro de Êxodo Por Meio de Cordeiro:

Jesus Revelado em Êxodo:Jesus no Novo Testamento:
Êx 12.6 – Por meio de um cordeiro sacrificado (morto) que os israelitas não sofreram no julgamento.1Co 2.2 – Decidi não saber nada entre vós, exceto Jesus Cristo e este crucificado.
Êx 12.5 e 7 – O cordeiro não podia ter mancha. Seu sangue deveria ser derramado e aplicado nos portais.1Pe 1.18,19 – “… redimidos … com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem mancha.
Êx 12.46 – Nenhum osso deveria ser quebradoJo 19.36 – A Escritura se cumpre quando se diz que nenhum osso Dele não será quebrado
Êx 12.3 e 20 – Em cada casa dos egípcios havia um primogênito morto.Rm 6.23 – O salário do pecado é a morte
Êx 12.2 – O ano para os israelitas iria começar a partir da Páscoa – Era novo ano, nova vida.Jo 3.7 – Todos devem nascer de novo para uma nova vida.
Leia também Gálatas 4.3-6
Êx 13.2 – Todos os primogênitos israelitas foram redimidos pelo sangue do cordeiro1Co 6.19,29 – … fostes comprados por um bom preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito.

A palavra pasach , traduzida como “passar”, em Êx 12: 13,23,27, é usada em três outras passagens das Escrituras, a saber:

  • 2 Sm 4:4, traduzida como “tornou-se coxo”;
  • 1 Reis 18:21, traduzida como ”parar’,’ v.26, ”saltou”;
  • e Isaías 31:5, “Como pássaros voando, assim o Senhor dos Exércitos protegerá Jerusalém; Ele o protegerá e entregará. Ele vai “passare” preservá-lo.”

Como uma mãe pássaro (a palavra no texto de Isaías está no feminino) protege seu ninho ou diretamente os seus filhotes, não passando por cima no sentido de passar por eles deixando-os para trás, mas agitando-se sobre ele, abrindo suas asas em proteção.

Foi pelo comando do Senhor que o Destruidor executou Seu julgamento sobre o Egito.

Todos os primogênitos na terra do Egito morrerão.

Estando no Egito, Israel ficou sob o castigo do Egito. Mas o próprio Jeová ficou de guarda, por assim dizer, em cada porta borrifada de sangue e assim confirmando no extermínio a proteção do Altíssimo mostrando Jesus Revelado no Livro de Êxodo

Exatamente como Deus havia dito: “Quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês” e da mesma forma podemos ser salvos em Jesus.

Jesus Revelado no Livro de Êxodo Por Meio do Pão e da Água:

Êxodo 16.4 “Eis que farei chover sobre pão do céu” e não foi exatamente isso que Jesus disse: “Eu sou o Pão da Vida – o Pão Vivo que desceu do céu”? (João 6.48-51)

Cada “maná” (Pão no Deserto) colhido pelos israelitas no deserto era uma ação profética do “Pão Vivo” que desceu do céu.

Assim também, o mesmo aconteceu para eles terem água no deserto: “Ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo beba” (Êxodo 17:6) confirmado posteriormente que aquela Rocha era Cristo (1 Co 10:4), e como disse o próprio Messias (João 4:13,14).

Veja mais artigos em nossa HOME

Deixe uma resposta